Outro-Eu

Outro-Eu

Nada como outra perspectiva para se pensar na vida.

Estava no avião indo para Goiânia, peguei um vôo de fim de tarde e pude assistir ao pôr do sol nas alturas. Abaixo um tapete esverdeado com algumas aglomerações de luzes, acima o infinito das estrelas e, no horizonte, uma mistura incrível de cores, vermelho, laranja, fúcsia. E para dentro? Uma confusão de emoções que tentava decifrar. Muitas pessoas em um mesmo lugar, cada uma delas pensando em alguma coisa diferente. Uma mãe tentava acalmar a criança que gritava de excitação por conta da viagem. Um casal repassava os planos do que iriam fazer, quem iriam encontrar e quanto tempo iriam gastar para fazer o que queriam. O passageiro ao meu lado dormia, sono cansado de um dia estressante de trabalho,na hora pensei que o alívio do dia deveria ter sido desatar a gravata (que ainda encontrava-se envolta em seu pescoço).

Fiquei pensando em como nossas percepções podem nos enganar, e nos enganam, na maioria das vezes. Parece que não importa há quanto tempo conhecemos uma pessoa, ou a pessoa nos conheça, podemos sempre nos surpreender com aquilo que mostramos.

Acredito que sempre mostramos uma faceta daquilo que somos. Com certa paciência e convivência, conhecemos várias facetas de nós mesmos e daqueles que nos acompanham na vida. Entretanto, temos também dificuldade em enxergar que aquela pessoa com quem convivemos durante um determinado período, tenha uma atitude diferente daquilo que já conhecemos e esperamos. Temos dificuldade em acreditar que a mesma pessoa possa ser pessoas diferentes, e, ainda sim, ser a mesma pessoa que conhecemos. Como diria Luigi Pirandello, “somos um, nenhum e cem mil”.  Difícil mesmo é reconhcecermos isto em nós e em outros.

Ah, esqueci de dizer como eu estava: encolhida no assento da janela, vertendo lágrimas na tentativa de organizar, minimamente, essa bagunça toda de pensamentos.

Sobre Daniela Panisi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>