Peripécias da Vida

Peripécias da Vida

Por diversas vezes a vida me surpreende. Fico impressionada com a magia existente em sermos apresentados a nós mesmos com frequência, basta estarmos alertos para perceber. Difícil entender?

Tentarei explicar.

Sabe aqueles feedbacks que as pessoas nos dão sem nem perceber? Como por exemplo sua mãe te cobrando que você tem que conversar mais, seu namorado ou namorada cobrando que você nunca diz as coisas? Então, são feedbacks que nem percebemos sobre nós mesmos. Dei exemplos de coisas ruins, mas podem ser coisas muito boas, como por exemplo as pessoas te admirarem por ser perseverante, ou autêntico.

A parte complicada é que quase nunca nos damos conta desses feedbacks, não nos apropriamos daquilo que o mundo nos mostra a respeito de nós mesmos. E, quando nos damos conta daquilo que realmente somos, não sabemos como mudar. Afinal, uma vida inteira sendo de determinada maneira, agindo de determinada maneira, não é nada fácil de mudar.

Às vezes a vida exige essa mudança. Geralmente quando nos sentimos angustiados é sinal de que alguma coisa não está bem. Relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade, são termômetros infalíveis. Rusgas e atritos frequentemente nos apontam um caminho. Será necessário mudar, ou continuar o mesmo? Essa é sempre a pergunta da vez.

Não importa qual a esolha, o caminho percorrido até o momento da pergunta é, inevitavelmente, doloroso. Poderíamos, inclusive, dizer que não importa a escolha, muda-se. Heráclito já dizia que não se banha na água do mesmo rio por duas vezes. Ao se dar conta da angústia alguma coisa se altera em nós. Apropriar-nos daquilo que somos já é mudar. Cabe, neste momento, agradecer ao outro que foi (e é sempre), espelho de nós mesmos.

Espero que dentre os devaneios apresentados, tenha conseguido minimamente explicar o porquê me surpreendo com as peripécias dessa coisa que chamam de vida.

Sobre lucas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>